Na Área 21, os jovens têm contato com uma série de ferramentas presentes na Cultura Maker. Durante toda a Jornada, eles desenvolvem suas habilidades técnicas com tais ferramentas, ao mesmo tempo que desenvolvem as Competências do Século XXI.
A experiência na Área 21 é apenas a porta de entrada para um mundo onde as oportunidades são infinitas. Se a criatividade de um maker é capaz de inventar algo, provavelmente uma dessas ferramentas é capaz de transformar essa ideia em realidade.
Hoje, você conhecerá dois projetos que mostram que nossas criações podem ir muito mais longe do que podemos imaginar, melhorando a vida das pessoas e desenvolvendo projetos literalmente de outro mundo, quando temos as ferramentas certas em mãos.
Iluminação Pública Inteligente
A iluminação é um ponto extremamente importante no planejamento de espaços públicos. a fim de garantir que esses ambientes sejam vivos, sustentáveis e seguros. Dos principais benefícios que uma boa iluminação urbana pode proporcionar, a segurança é o principal deles. Além disso, um projeto de iluminação urbana bem desenvolvido pode influenciar positivamente na queda nos níveis de criminalidade desses espaços, proporcionando à população uma significativa sensação de segurança para estudar, trabalhar, ir a compromissos e viver a cidade depois do pôr do sol (como podemos ver neste estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas).
Agora, um sistema de iluminação pública inteligente é algo que vai além. É unir o planejamento à tecnologia para proporcionar às pessoas mais qualidade de vida, além de garantir um melhor aproveitamento das verbas públicas – o que pode ser revertido em mais bem estar e qualidade de vida para as pessoas, já que o dinheiro economizado usando um sistema de iluminação inteligente pode ser redirecionado para outras áreas, como a Saúde e a Educação.
O alto custo de operação e manutenção da iluminação pública não é apenas um problema econômico, mas também uma preocupação ambiental. A aplicação de medidas como controle de zonas de iluminação, regulação das horas de iluminação, melhorias nas instalações e análise elétrica da posição das lâmpadas resulta em economia de custos de até 40%.
Em Jyväskylä, na Finlândia, foi lançado um projeto piloto em uma avenida com equipamentos de iluminação urbana LED, gerenciados com um sistema de tele-gerenciamento. A partir de sensores, o sistema de iluminação pode modular o fluxo de luz dos postes com base no tempo e responder dinamicamente ao fluxo de veículos e/ou pedestres na rua. Uma instalação gerenciada com um sistema de tele-gerenciamento pode acender ou aumentar a intensidade de luz dos acessórios quando um veículo se aproxima ou quando os pedestres atravessarem a rua; como também pode desligar ou reduzir a intensidade de luz dos postes de forma individual ou de determinados grupos de postes, com base nos requisitos específicos da área iluminada.
Os acessórios usados no projeto dessa cidade finlandesa são compatíveis com os mais avançados sistemas de tele-gerenciamento e controle de luz produzidos pela indústria de design de iluminação, que podem transformar nossas cidades em futuras Cidades Inteligentes.
Zopherus: Habitações impressas em 3D (em Marte!)
Quando falamos que nossas criações podem ir muito mais longe do que podemos imaginar, no caso do projeto Zopherus, a ideia de “mais longe” é no sentido literal.
É muito provável que o primeiro marciano será uma ser humano, e Marte será a primeira colônia extraterrestre da humanidade. Em 2012, um robô chamado Curiosity Rover foi enviado a Marte em 2012 para descobrir se o planeta pode sustentar pequenas formas de vida, como bactérias. Por enquanto, ele está sozinho no planeta vermelho, “preparando o terreno” para os exploradores humanos que virão a seguir.
Enquanto isso, na Terra, a NASA lançou uma competição que convidou os participantes a desenvolverem um abrigo sustentável para uma equipe de astronautas em uma missão em Marte, usando técnicas de construção que pudessem ser realizadas a partir de impressoras 3D.
Os grupos precisaram desenvolver uma solução que considerassem questões como: transporte de materiais da Terra para Marte e também a diferença de atmosfera e visual do novo planeta. Cada grupo também teve que desenvolver representações digitais das características funcionais e físicas desse novo lar dos astronautas em Marte.
O Zopherus ficou em primeiro lugar. O projeto consiste em uma habitação modular impressa em 3D, que não requer de interferência humana para sua construção, feita a partir da superfície de Marte. No conceito apresentado pela equipe, um módulo de aterrissagem digitalizaria seus arredores e selecionaria uma área de impressão ideal, enquanto robôs autônomos seriam implantados a partir da embarcação para coletar materiais para a impressora 3D. O módulo de aterramento se sela no chão para fornecer um ambiente de impressão protegido e pressurizado e, em seguida, mistura materiais e começa a imprimir um estrutura hexagonal.
Graças à sua estrutura modular, várias habitações Zopherus podem ser impressas uma ao lado da outra, criando uma comunidade. Cada habitação é construída usando um material composto de gelo, óxido de cálcio e massa marciana, que são coletados por veículos móveis. Uma grande janela no mezanino de cada habitação proporciona vistas panorâmicas da paisagem marciana, além de permitir que a luz crie um pequeno jardim hidropônico para o crescimento da vegetação e produção de oxigênio.
As possibilidades que as ferramentas maker nos proporcionam são muitas! A Área 21 é apenas o começo de sua jornada nesse Universo e o mundo é a nossa fonte de inspiração. Fique atento aos acontecimentos ao seu redor, acredite em seu potencial maker e saiba que nem mesmo o céu é o limite para quem deixa a criatividade fluir.