
A Jornada Área 21 é um processo com início, meio e fim. Mas ela pode ser apenas o começo de uma jornada muito maior, na vida. E o projeto TrêsP é um dos exemplos de que isso é possível.
O TrêsP é uma plataforma mobile, desktop e uma mídia social criada com o objetivo de levar e facilitar o acesso da população à informação sobre a política brasileira; tudo de forma simples, rápida e interativa em um método criado e aprimorado.
Conversamos com Ricardo Ferreira, que tem 16 anos e é um dos criadores do projeto. Após o fim de sua jornada na Área 21, Ricardo decidiu levar o TrêsP para o mundo. Literalmente.
Ricardo nos contou que, no momento da criação do projeto, o Brasil estava passando por um momento peculiar quando o assunto era política. E ele também percebeu que grande parte dos problemas políticos e sociais estão ligados à falta de acesso à informação, algo que acontece principalmente entre pessoas com menos recursos financeiros. Então, o TrêsP surgiu como uma solução para diminuir essa desigualdade que existe em nossa sociedade quando o assunto é educação política.
Após a Jornada Área 21, o TrêsP foi totalmente reformulado e re-escrito. Hoje, ele acontece nas mídias sociais, com foco no Instagram (@projetotresp), plataforma onde é possível atingir a maior parte do público alvo do projeto. Para Ricardo, o TrêsP é uma ferramenta muito importante para a vida das pessoas, pois ele mostra que aprender sobre política não é algo impossível, nem chato – muito pelo contrário, o projeto aborda o assunto de forma leve, clara e muito didática.
E quando falamos que Ricardo levou o TrêsP para o mundo, literalmente, é verdade. Além de ter reformulado todo o projeto e criar o conteúdo informativo para o público, é ele quem vem representando o TrêsP em eventos nacionais e internacionais.
As conferências FabLearn são um espaço em que educadores, legisladores, estudantes, designers, pesquisadores e membros do movimento “maker” podem apresentar, discutir e aprender mais sobre fabricação digital em educação, a cultura maker e aprendizagem “mão-na-massa” para o século XXI. Os eventos acontecem no mundo todo e o TrêsP já marcou presença em duas edições. Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Ricardo participou do painel de estudante, uma parte da programação criada com o objetivo de divulgar criações de alunos do ensino médio. Em Montevidéu, no Uruguai, o projeto foi selecionado para fazer parte do Painel de Educadores. Essa experiência também teve um gostinho de realização pessoal para o Ricardo, que fez suas primeiras viagens internacionais por causa do TrêsP.
Além dessas duas apresentações internacionais, o TrêsP teve uma mentoria da Oracle e Ashoka no final de 2018, ao vencer “Changemakers 2018”.
Quando falamos sobre sua experiência na Área 21, Ricardo nos contou que antes de pisar no laboratório, ele nunca havia tido contato com as tecnologias usadas para criar o TrêsP. E, para ele, essa vivência não só mudou completamente sua percepção de mundo, como também mudou o rumo de sua vida.
Por fim, ele ainda deixou um recado inspirador para os educandos que estão vivendo sua Jornada Área 21 hoje:
“O recado que eu gostaria de passar é para todos se orgulharem e utilizarem o espaço com muita vontade e animação. O trabalho duro de vocês será recompensado e, olhem, mudou minha vida completamente. Fui a Nova Iorque e a Montevidéu, ganhei o prêmio Changemakers 2018, além de satisfação pessoal e reconhecimento. Não é fácil, mas na Área 21 o espaço, as pessoas e os amigos irão te ajudar a chegar lá. Confie em você e voa!”
Esperamos que a história do Ricardo com seu projeto tenha sido inspiradora e nosso desejo é que este seja um espaço que conte muitas outras histórias como essa. Deixe sua criatividade fluir, procure tirar o máximo de proveito dessa experiência e acredite em seu potencial. Lembre-se: Esse é apenas o começo de uma história com grandes possibilidades.
Para saber mais sobre o TrêsP, clique aqui.
