
O primeiro hackerspace (ou Espaço Hacker) surgiu na Alemanha, há mais de de 20 anos. Chamado de C-Base, o espaço um lugar onde os programadores poderiam se encontrar, trabalhar e compartilhar ideias. Espaços desse tipo existiam em universidades e empresas, mas esse foi o primeiro espaço independente em que simplesmente qualquer programador poderia colaborar e trocar experiências com outros programadores. Logo, outros hackerspaces surgiram na Alemanha e se espalharam por todo o mundo.
Com o tempo, o conceito dos hackerspaces evoluiu. À medida que tecnologias como impressoras 3D e máquinas CNC foram se popularizando, os hackerspaces se ramificaram e surgiram os makerspaces (ou Espaços Maker).
Os conceitos de Espaço Hacker e Espaço Maker se misturam muito, mas eles basicamente giram em torno da ideia de um grande espaço colaborativo focado na inovação em ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.
Cada vez mais, empresas, espaços comerciais, escolas de ensino fundamental e ensino médio, também passaram a enxergar o valor que esse tipo de espaço poderia oferecer a funcionários, comunidades, professores e alunos. Assim, os Espaços Maker vêm ganhando força,inclusive na área da educação, por estar dentro de um conceito de aprendizado que proporciona grandes benefícios aos alunos, uma vez que esses espaços estejam integrados às salas de aula e às escolas.
Um Espaço Maker é projetado para desafiar os alunos a criar e aprender através de experiências práticas e personalizadas, durante várias etapas da vida escolar de cada um desses alunos. Aqui estão alguns dos benefícios que os Espaços Maker podem proporcionar, quando presentes nas escolas.
Proporcionando um contato com a inovação
O Espaço Maker promove a inovação por meio de experimentação prática. Os participantes têm a oportunidade de ser criativos e aplicar estratégias de aprendizado diferentes para mudar conceitos já existentes ou desenvolver suas próprias ideias, métodos ou produtos.
Levando o mundo real para a sala de aula
O aprendizado prático utiliza os conceitos ensinados por meio de palestras, vídeos ou livros didáticos e permite que os participantes passem de um conceito abstrato para um entendimento do mundo real. Assim, os participantes podem praticar o desenvolvimento de soluções para problemas do mundo real.
Aprendendo lidar com o fracasso
Testar, avaliar e modificar são atividades que fazem parte do processo de desenvolvimento de um projeto. Em um Espaço Maker, os participantes aprendem a transformar o fracasso em uma experiência de aprendizado e não ficam desanimados (ou frustrados) quando algo não corre como o planejado.
Expondo os alunos a novas oportunidades
O Espaços Maker oferecem aos alunos a oportunidade de aprender algo novo, seja uma forma diferente de aprender ou de utilizar novas ferramentas e recursos para alcançar uma solução.
Desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e de resolução de problemas
A capacidade de pensar de maneira crítica e eficaz na resolução de problemas deve ser estabelecida em uma idade jovem e cultivada ao longo do tempo. Essas habilidades são fundamentais e podem ser aprimoradas através das experiências de aprendizagem que um Espaço Maker proporciona.
Desenvolvendo uma ampla gama de habilidades do Século XXI
As habilidades do Século XXI vão além do pensamento crítico e da habilidade para resolver problemas. Essas habilidades são muito importantes e englobam flexibilidade, colaboração, adaptabilidade, comunicação oral e escrita, conhecimento de informações, conhecimento de tecnologia, produtividade, habilidades sociais, liderança, iniciativa e muito mais. Juntas, essas habilidades ajudam a desenvolver mentes jovens para o sucesso no futuro.
Esses são apenas alguns dos muitos dos benefícios que os Espaços Maker podem levar às escolas. E mesmo fora do ambiente escolar, os Espaços Maker, os FabLabs e os Espaços Hacker estão espalhados por todo o Brasil e você pode conhecê-los! Para conferir a lista completa com mais informações e o endereço da cada um deles, clique nos links a seguir:
