Segundo pesquisa da UNICEF de 2013, os adolescentes representam 11% da população brasileira. O estudo reforça a atenção para o fato de que, no cenário atual, estamos passando por grandes transformações civis, econômicas e sociais – incluindo a 4º Revolução Industrial, que modifica as relações de trabalho e causa impacto em todas esferas da sociedade.

Com essa transformação, também é esperada uma mudança no perfil dos trabalhadores e empreendedores: perfis mais humanos, mais empáticos, colaborativos e que sabem se relacionar com a tecnologia. E assim surgiu a Área 21, com o objetivo de desenvolver as competências socioemocionais e técnicas necessárias para o mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania, em uma jornada de aprendizagem ativa dentro de um espaço maker.

Para construir o que a Área 21 é hoje, foi necessário que todo o projeto fosse desenhado e construído por muitas mãos e, especialmente, vivido junto com cada um dos jovens educandos que passaram por essa experiência, desde abril de 2017, no CEAP – uma organização social sem fins lucrativos focada na educação técnica e profissionalizante de jovens entre 10 e 18 anos, no período de contraturno escolar.

A Área 21 decidiu começar a discussão sobre as competências necessárias para o avanço na 4ª Revolução Industrial através da P21 – Partnership for 21st Century Learning. Fundado em 2002, nos EUA, o P21 é uma coalizão que reúne a comunidade empresarial, líderes educacionais e formuladores de políticas; seu o objetivo é iniciar uma conversa sobre a importância das competências do século XXI para os jovens.

A Estrutura P21 para a Aprendizagem do Século XXI mostra como integrar as competências do século XXI às disciplinas do ensino tradicional. Essa estrutura tornou-se amplamente reconhecida como modelo para a infusão de competências do século 21 no currículo de ensino tradicional.

O caminho em busca de bases metodológicas que desenvolvam essas competências chegou à Aprendizagem Baseada em Projeto, um método que exige um processo de criação desafiador, que crie um universo de possibilidades. Após muitos estudos, muitos testes e muito trabalho, surgiu a Jornada Área 21, que os jovens vivenciam hoje, dentro do Laboratório Área 21.

Mesmo com todo tempo dedicado para desenvolvimento e implementação, sempre surgem novos caminhos a serem percorridos. Por isso, a Área 21 é um projeto em constante adaptação e evolução. Os primeiros dois anos de execução do projeto foram trabalhados em conjunto entre o Tellus – apoiador do projeto – e o CEAP.  Durante esses primeiros anos, as duas partes aprenderam como oferecer uma experiência educativa melhor, diferente e inovadora. Assim então foi percebida a importância de continuar adaptando o laboratório maker à realidade do CEAP.

A partir do 2020 a Área 21 terá uma jornada similar à feita nos primeiros dois anos à tarde, enquanto pela manhã será oferecido um curso completamente novo para os jovens do CEAP: o Curso de Criatividade e Inovação Maker, que contará com educadores engajados à cultura maker e metodologias ativas. O Curso de Criatividade e Inovação Maker terá uma duração de 12 meses e uma carga horária de 720 h/ano.

Nesses dois primeiros anos, 760 jovens passaram pela Área 21. Só no segundo semestre de 2019, foram desenvolvidos 36 projetos. Desse número, 36% são aplicativos para celular, 39% são objetos inteligentes, 8% são produtos interativos; 8% são maquetes interativas; 6% são jogos de tabuleiro e 3% são vídeos de imersão. Desses grupos, 10 grupos foram escolhidos pelos educadores, convidados externos e os próprios jovens, para fazer Pitch no DemoDay. 

Neste projeto os papéis de educador e educando se misturaram, cresceram e aprenderam juntos. Ao mesmo tempo, o Tellus, como equipe e organização, também se viu educando e educador, aprendendo, se adaptando em todas as fases do projeto, se emocionando e se envolvendo a cada jovem que entrava neste espaço.

A Área 21 se tornou parte do CEAP, com o nome do Laboratório Maker, e os frutos dessa parceria estão apenas começando a tomar forma e força. Isso sem contar as pessoas impactadas indiretamente, através dos projetos criados e desenvolvidos pelos jovens.

Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte desse processo e, em especial, aos jovens pela confiança, dedicação e por acreditar que podem sim, ser o protagonista da sua própria história.

“Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo. Somos programados, mas, para aprender. A nossa inteligência se inventa e se promove no exercício social de nosso corpo consciente. Se constrói. Não é um dado que, em nós, seja um a priori da nossa história individual e social.” – Paulo Freire

Criadoras da Área 21
Por Criadoras da Área 21