
A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é um método de aprendizagem em que os alunos identificam um problema do mundo real e desenvolvem uma solução para esse problema. A partir desse método, os alunos adquirem conhecimento e habilidades trabalhando por um período de tempo maior, se dedicando a buscar respostas ou soluções para o problema apresentado.
Na Área 21, os educandos têm essa experiência durante toda a Jornada, que começa com a Missão Tutorial – onde educandos passam por três missões, definidas para a familiarização com o espaço e tudo o que ele oferece –, passa pela Missão Externa – que aborda a solução de um problema real da comunidade em que os jovens estão inseridos –, e chega até a Missão Final – que aborda temas relevantes para a sociedade como um todo, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Na Mostra da Área 21, os jovens apresentam para sua comunidade local os projetos criados e desenvolvidos por eles. Para saber mais sobre as etapas da Jornada da Área 21, clique aqui.
Seja na Jornada da Área 21 ou em projetos externos realizados por educadores no mundo todo, a aprendizagem baseada em projetos é uma ótima oportunidade de fazer com que os jovens desenvolvam as Competências do Século XXI, já que é um método que estimula os jovens a realizarem suas potencialidades, incentiva a aprendizagem mais colaborativa e menos competitiva, e permite que os jovens desenvolvam o pensamento crítico, a criatividade e a comunicação.
A aprendizagem baseada em projetos não é algo novo, ela apenas não foi usada com frequência nos últimos anos. Na escola, a forma comum e tradicional de ensino sempre foi baseada em ensinar os alunos através de aulas desconectadas. Apesar de serem temas muito importantes, como Língua Portuguesa, Química e Física, a aprendizado sobre cada um desses temas sempre aconteceu de forma independente, não se conectando com outros pontos, sem formar uma história de aprendizado.
Na aprendizagem baseada em projetos, tudo se conecta. Além de criar uma história de aprendizado, há muitos outros motivos para usar o método em sala de aula. Hoje, você confere alguns deles.
1. Mais contato com a tecnologia – e diferentes tecnologias.
A tecnologia está muito presente no cotidiano dos jovens, eles têm um mundo na palma da mão. Esses jovens cresceram com a tecnologia e estão familiarizados com ela. Ferramentas tecnológicas podem se encaixar perfeitamente na aprendizagem baseada em projetos. A tecnologia proporciona mais oportunidades de soluções de problemas e pode estar presentes em todo momento do processo, seja durante uma pesquisa inicial e principalmente durante a execução de uma ideia.
2. Autonomia e aprendizagem para a vida toda
Com a presença da tecnologia, é possível abranger todo um universo fora da escola. A aprendizagem baseada em projetos também ensina os alunos a assumirem o controle de seu aprendizado, permitindo que seja possível que esse aluno tenha autonomia para ser um aprendiz a qualquer momento da vida, sobre qualquer coisa.
3. Conexão dos alunos e da escola ao mundo real
A aprendizagem baseada em projetos permite que os alunos resolvam problemas e questões importantes para eles, suas comunidades e o mundo. Por meio da aprendizagem baseada em projetos, os alunos aprendem a interagir com adultos e organizações. Eles são expostos espaços do mundo real. E até os pais e outros parceiros podem se envolver no desenvolvimento dos projetos.
4. Avaliação formativa
A avaliação formativa nos permite documentar sistematicamente o progresso e o desenvolvimento de um aluno. Esse tipo de avaliação se concentra no aprendizado profundo, permitindo que os alunos demonstrem suas capacidades enquanto trabalham de forma independente. Ela desenvolve a capacidade de um aluno trabalhar com outros alunos, desenvolvendo trabalho em equipe e habilidades em grupo. Além de ajudar os professores a se comunicarem de forma significativa com os alunos de forma individual e em equipe.
5. Incentivo ao aprendizado ativo
O fato de os alunos estarem trabalhando em um projeto que deve ser a chave para resolver um problema os torna mais ativamente envolvidos. O trabalho baseado em um problema real, que muitas vezes pode até estar presente na vida desses alunos, envolve não só a mente, mas também o coração.
6. Desenvolvimento de habilidades para a faculdade, para a carreira e para a vida
Para alcançar objetivos ao longa da vida, é preciso do que conhecimentos e habilidades. Com a aprendizagem baseada em projetos, os alunos aprendem a tomarem a iniciativa, a serem responsáveis e agirem da forma correta. Eles aprendem a construir sua confiança, resolver problemas, trabalhar em equipe e compartilhar ideias.
7. Incentivo à imaginação e à criatividade
Quando você precisa resolver um problema, é preciso ser criativo e criativo. É preciso pensar fora da caixa. E, voltando para o primeiro ponto que citamos no início dessa lista, as tecnologias podem ser fortes aliadas nesse processo.
Com a aprendizagem baseada em projetos, o conteúdo a ser ensinado não precisa ser substituído, o que muda é a forma como ele será transmitido aos alunos. É uma nova forma de ensinar e de compartilhar conhecimento, permitindo que os alunos assumam responsabilidades de colaboração enquanto trabalham em equipe para resolver o problema identificado. Dessa forma, também é possível desenvolver empatia, compaixão e resiliência, transformando o aprendizado em uma experiência que beneficia os alunos, os professores, a sala de aula e a comunidade em geral a longo prazo.
