Em nosso primeiro post de 2020, falamos sobre a importância de levar os Espaços Makers para as escolas e como esse ambiente pode causar um impacto positivo no ensino de jovens. Mais do que conhecimento técnico, a Cultura Maker cria espaço para criatividade e faz com que os alunos desenvolvam e aprimorem habilidades muito importantes, relacionadas às competências do século XXI.
Para os professores, que são a peça-chave do aprendizado, é importante a seguinte reflexão: “Como posso levar a Cultura Maker para a minha sala de aula e qual é o meu papel dentro desse cenário?”
Aqui estão algumas dicas para fazer com que a Cultura Maker abra espaço para que a criatividade e a inovação façam parte da sala de aula:
Integre os assuntos
Pense na sala de aula e nos projetos como uma biblioteca em que vários assuntos e habilidades podem ser abordados e desenvolvidos. Em vez de dizer: “Isso é Ciência e isso é História”, que tal conectar esses assuntos e levar a experiência de aprendizado na sala de aula para um outro nível?
Atue como um guia observador
Leve para a sala de aula mais projetos liderados por alunos ou dirigidos a alunos, e observe. Você terá dezenas de pessoas fazendo coisas diferentes. Aproveite esse momento para observá-las e procure prestar atenção no comportamento de cada aluno. Eles estão comprometidos com o projeto? Eles estão interagindo entre si e focados no projeto? Eles estão com alguma dificuldade? Eles precisam de ajuda para desenvolver uma ideia ou com alguma ferramenta? Sua tarefa é guiá-los por esse caminho.
Crie um ambiente acolhedor
Forneça aos seus alunos ferramentas, estimule a colaboração e os incentive quando sentir que eles estejam desanimados. Para criar um ambiente criativo, é preciso fazer com que seus alunos se sintam confortáveis para questionar, testar, errar e aprender com sua experiência e com seus colegas. Quanto mais acolhidos os alunos se sentirem, melhor será sua experiência de aprendizado.
Para ler mais sobre Cultura Maker e educação, confira nossas sugestões de conteúdo a seguir:
- Aprendizagem Baseada em Projetos: O que é e quais são os seus benefícios dentro e fora da sala de aula?
- Como a Cultura Maker pode contribuir com o ensino tradicional?