O Brasil é um território repleto de oportunidades para as mentes inovadoras. No país inteiro, vemos projetos inspiradores sendo desenvolvidos para lidar com desafios encontrados nos mais diversos cenários. Não importa a área de atuação, sempre terá alguém buscando formas inovadoras de gerar um impacto positivo na vida de alguém.

Hoje, confira três projetos inspiradores desenvolvidos por brasileiros através de elementos que também fazem parte do cotidiano de um maker.

Alpha Beat Cancer

Alpha Beat Cancer é um jogo para celular criado com o objetivo de desmistificar o câncer para pacientes infantis.

No jogo, a criança pode se divertir atendendo pacientes, higienizando objetos ou contendo hemorragias – entre outras missões distribuídas em 20 mini-games. Assim o jogador aprende os termos do mundo oncológico e se sente mais confiante para aderir ao tratamento. O jogo é totalmente grátis para o usuário, sem nenhum tipo de publicidade.

Em 2018, o Alpha Beat Cancer foi premiado no World Summit Awards na categoria global de Saúde e Bem Estar. Esse é um projeto totalmente sem fins lucrativos. Desde seu lançamento, em 2016, ele já teve mais de 14 mil downloads.

O Alpha Beat Cancer está disponível para Android e iOS. Para saber mais e baixar o jogo, clique aqui.

Vitalk

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira sofre de transtorno de ansiedade. Esse índice corresponde a quase três vezes mais que a média mundial. Diante deste cenário, surgiu a Vitalk.

No projeto, uma assistente virtual, chamada Viki, conversa com pessoas sobre saúde mental, estabelece rotinas e sugere exercícios. Viki é um robô, programado para interagir com os usuários através de perguntas e respostas, elaboradas por um time de comunicadores e profissionais da saúde, em constante atualização.

A ideia do projeto é simples e muito importante: conversar sobre saúde mental com pessoas a qualquer distância, tirar suas dúvidas, informar e auxiliar em tratamentos. Ainda assim, a Vitalk não é uma substituição da consulta médica, mas sim uma forma de ajudar pessoas a lidarem com questões do dia-a-dia que, por diversos motivos,, acabam não chegando aos consultórios. 

A ferramenta pode ser acessada através do Facebook Messenger ou em um aplicativo (disponível para iOS e Android).

Keep

Soluções inovadoras também são muito necessárias e bem-vindas quando o assunto é consumo consciente. O lixo é um dos grandes problemas de nossa sociedade atual e as embalagens são um dos itens que mais poluem a natureza. Cerca de 70% de toda a produção mundial de plásticos vão parar nos esgotos, rios e oceano. Pensando nisso, existem pessoas buscando soluções para fazer com que esses itens, que estão tão presentes em nosso dia-a-dia, se tornem cada vez mais sustentáveis.

Em Santa Catarina, um casal desenvolveu uma linha de embalagens feitas de tecido 100% de algodão, cera de carnaúba, cera de abelha e resina de árvore. O produto pode durar um ano e serve como substituto do plástico filme e do papel alumínio, possui uma fina película que ajuda na conservação dos alimentos (já que o algodão é um tecido “respirável”) e pode ser lavado

Ao final de sua vida útil, o produto ainda pode ser descartado em uma composteira. Para saber mais sobre o Keep, clique aqui.

Você também pode reproduzir essa ideia em casa! Confira o vídeo abaixo:

Essas foram apenas três dos milhares de projetos que estão sendo desenvolvidos ao redor do Brasil. Que tal se inspirar em um deles para gerar mais impacto positivo em sua comunidade?

Criadoras da Área 21
Por Criadoras da Área 21