Seja bem-vindo ao blog da Área 21!
A Área 21 é uma experiência de aprendizagem criativa em um laboratório mão na massa. E nesse blog você encontrará diversos conteúdos sobre criatividade e o Movimento Maker, criados para agir como uma fonte de informação sobre os temas, além de despertar sua inspiração e criatividade durante sua jornada, conhecendo e curtindo a Área 21. Para nossa primeira publicação, reunimos alguns projetos desenvolvidos por pessoas de vários cantos do mundo, com algumas das ferramentas e tecnologias utilizadas na Área 21. Vamos lá?
Arc Bicycle
Em alguns anos, a Impressão 3D se inventou e reinventou diversas vezes. Hoje, essa tecnologia é usada na construção civil, na arte, na medicina e até mesmo na produção de carne vegana. Já esse grupo de estudantes holandeses decidiu ir por outro caminho, desenvolvendo uma bicicleta impressa em 3D!
O projeto dos alunos da Universidade Técnica de Delft foi desenvolvido durante o curso de seis meses de Prototipagem Avançada da universidade, o quadro da bicicleta é feito de uma treliça metálica soldada em camadas por robôs. Chamada de Arc Bicycle e criada em 2016, essa foi a primeira bicicleta a ser fabricada usando esse processo. Ela pesa quase o mesmo que uma bicicleta de aço padrão e sua estrutura pode suportar até mesmo passeios por ruas de paralelepípedos.
A Arc Bicycle foi impressa pela MX3D a partir do mesmo método que a empresa está usando, hoje, na construção de uma ponte de aço de 12 metros de comprimento, que irá cruzar um canal de Amsterdã, capital da Holanda (saiba mais neste vídeo). Para conferir o processo de produção da Arc Bicycle, é só dar play no vídeo abaixo.
Temos três impressoras 3D na Área 21. Nelas, os jovens criam protótipos para solucionar diferentes desafios da jornada. Inicialmente, os jovens desenham suas ideias no papel ou em massa de modelar (para desenvolver a noção de volume). Depois, os modelos são criados no TinkerCad (um software livre de modelagem 3D, usado inteiramente dentro de um navegador de internet). Em seguida, é realizado o processo de “fatiamento”, que vai transformar o modelo digital nas camadas que a impressora 3D irá produzir.
Patch Of Sky
Criada por um estúdio de pesquisa italiano chamado Fabrica, a luminária Patch Of Sky é alimentada por um Arduino (uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única) e conta com três lâmpadas conectadas à Internet. A luminária usa sua localização no Facebook para descobrir onde você está e, em seguida, “reproduz” o clima atual, em tempo real.
São 11 “cenários” possíveis, incluindo neve, sol, chuva e calor, que animam a luminária com uma cor gradiente pulsante. Em casa, é possível saber como está o clima do lado de fora sem sequer precisar olhar pela janela ou abrir um aplicativo no celular. E quando você viaja (caso você permita que o Facebook rastreie sua localização), o clima continua sendo exibido na luminária, onde quer que você esteja.
Infelizmente, o projeto não seguiu em frente e não chegou a ser comercializado, mas você pode conferir o vídeo de apresentação da Patch Of Sky neste vídeo:
A Patch Of Sky foi desenvolvida usando Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre. Por sua versatilidade e potencial de uso, ela está sempre presente no universo maker. Na Área 21, os jovens participantes têm a oportunidade de entender a lógica de funcionamento do Arduino e resolver alguns desafios básicos.
O Arduino surgiu para funcionar como uma solução simples e fácil de entender por qualquer pessoa, principalmente por que não é programador. Com o Arduino, os jovens podem desenvolver habilidades básicas de programação, além de evoluir seu potencial criativo.
Post-Couture Collective
Nos últimos anos, as roupas vêm sendo tratadas cada vez mais como um produto descartável. A Post-Couture Collective é uma marca que se propõe a oferecer uma alternativa à moda essa moda descartável. Como? Permitindo que seus clientes baixem, personalizem e montem os projetos de suas roupas.
As peças da Post-Couture Collective são cortadas a laser e não precisam de costura. Na verdade, elas se encaixam usando costuras entrelaçadas. Cada um dos itens pode ser personalizado para as medidas individuais do cliente e, em seguida, baixado e personalizado antes de ser produzido em um espaço maker ou enviado ao cliente como um kit.
Para entender como todo esse processo acontece, assista ao vídeo abaixo e confira a produção das peças do início ao fim:
Dentro dos nossos laboratórios da Área 21, podemos encontrar esse exemplo com duas tecnologias: corte laser e costura.
A costura também faz parte das técnicas aprendidas na Área 21. Com ela, os jovens desenvolvem desde conceito de personagens até projetos mais complexos, como roupas multiuso e acessórios, como mochilas, pulseiras e suportes para projetos eletrônicos vestíveis.
Nas próximas matérias do blog, iremos expor com mais detalhes como cada uma dessas novas tecnologias está sendo aplicada no processo de formação dos jovens que hoje fazem parte da Área 21. Acompanhe para saber mais detalhes e entender como estamos inovando na educação!